quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Balanço atrasado da Copa da África

A Copa da África de Nações 2008 terminou no último Domingo (dia 10 de Fevereiro) com vitória egípcia frente a Camarões. Foi o sexto título do Egito na competição continental.

Essa é a única informação positiva que podemos tirar desta edição do torneio.

Vocês devem estar se perguntando: por que você está sendo tão crítico em relação a CAN?

Explicarei.

Primeiramente, pelas três mortes registradas em Gana após a vitória dos anfitriões nas quartas-de-final.

Em seguida, pelo fanatismo de torcedores camaroneses, que invadiram o hotel de sua seleção às vésperas da decisão. Todos foram atrás de Samuel Eto’o, que relaxava na piscina. O camisa 9 do Barcelona interveio e tentou tirá-los do local. Só conseguiu quando decidiu voltar ao quarto.

A justificativa da organização foi a seguinte: “depois da eliminação dos donos da casa, acreditamos que tudo ficaria mais calmo e optamos por reduzir o número de policiais no evento”.

Um terceiro argumento, não menos importante, foram as condições de jogo. Os gramados estavam péssimos e a maioria dos estádios não têm estrutura para sediar uma competição desse porte.

Quanto ao público, veremos que apenas 600 pessoas presenciaram a goleada de 5x0 da Costa do Marfim sobre Guiné, em partida válida pelas quartas-de-final.

Se ampliarmos o horizonte, ainda poderemos citar as queixas dos clubes, principalmente, os europeus, que perdem peças de seu elenco durante a metade da temporada. Seus atletas retornam cansados e, muitas vezes, contundidos.

Eto’o, por exemplo, jogou 6 vezes em 30 dias. O jogador, pelo menos, teve a preocupação em voltar em condição razoável. Ele telefonou para a diretoria do clube catalão e disse estar atuando, em diversos momentos, no meio-campo, onde o desgaste é menor.

O atacante ganês Agogo, por sua vez, desfalcou sua equipe em algumas partidas pois estava com malária.

Por último, ainda tivemos a polêmica envolvendo Didier Drogba e a Confederação Africana de Futebol. O atacante do Chelsea acusou a CAF de não ter sido eleito o melhor jogador do continente em 2007 simplesmente por não comparecer a cerimônia de entrega do prêmio.

Segundo Drogba, o prêmio estava condicionado ao comparecimento. Como preferiu continuar concentrado com a Costa do Marfim, foi retirado da disputa e o troféu transferido ao malinês Frederic Kanouté, do Sevilla.

O cancelamento do Rally Dakar foi um alerta gravíssimo para a organização de eventos na África. A CAN ilustrou novamente o descaso com os africanos.

A Copa de 2010 está aí!!! Melhor tomarmos providências, antes que seja tarde.

Nenhum comentário: