quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Barça versão 2008/09

O Barcelona não está passando por um bom momento, mesmo ocupando a vice-liderança do Campeonato Espanhol, estando nas semifinais da Copa do Rei e nas oitavas da Uefa Champions League.

O sentimento é de que as coisas precisam mudar. Ronaldinho Gaúcho não é mais o mesmo e se deslumbrou com o dinheiro que colocou no bolso. Deco é outro que está na fase decadente da carreira. Henry nunca alcançou a forma física ideal desde que chegou a Catalunha. Giovani dos Santos só pensa no novo contrato ou em uma transferência, já que seu contrato acaba ao fim desta temporada. E para piorar tudo, Puyol se machucou e ficará pelo menos um mês afastado dos gramados.

Tantos problemas só levam a uma conclusão: o elenco precisa ser reformulado para 2008/09. Nomes não faltam.

Começando pelo banco de reservas, muito se especula sobre a continuidade de Frank Rijkaard. Caso não permaneça, José Mourinho será o treinador.

A vinda do português facilitaria as negociações com Didier Drogba e Frank Lampard. O segundo pode vir independentemente do técnico. O Chelsea receberia 25 milhões de euros. O empecilho no momento é o salário do jogador, que terá que ganhar menos caso vá para a Espanha.

Karim Benzema, Cesc Fabregas e Daniel Alves são sonhos distantes. Todos os querem, o que deverá provocar leilões. Dificilmente terão dinheiro para trazer todos eles.

Sendo assim, a melhor saída é investir menos e em figuras ainda não tão famosas. O zagueiro argentino Ezequiel Garay, 21, atualmente no Racing Santander, deve ser o primeiro reforço. A negociação gira em torno dos 14,5 milhões de euros. Ele viria para substituir Thuram, que tem idade elevada, salário alto e ficará livre em Junho. Aos que não o conhecem, Garay tem fama de zagueiro-artilheiro. Marcou dez gols na temporada passada.

Seguindo essa filosofia, Poulsen, do Sevilla, e Rafinha, do Schalke 04, estariam sendo observados para reforçar as laterais, principal carência da equipe. Zambrotta deve sair.

Ainda pelos flancos do campo, Lahm, do Bayern de Munique, já tem acordo verbal com o Barça e assinará assim que seu contrato se expirar.

E, finalmente, a lista se encerra com o “clone” de Johan Cruyff, Luka Modric. O croata de 22 anos atua pelo Dínamo de Zagreb e chegaria para ocupar a vaga de Deco. O meio-campista tem sido acompanhado de perto por quatro olheiros da equipe azul-grená. Porém, a pedida pelo atleta é a mesma que a do Chelsea por Lampard, o que trará complicações.

Se eu tivesse 25 milhões para gastar e fosse escolher entre Modric e Lampard, ficaria com o segundo, mesmo sabendo que este já tem 29 anos nas costas.

Vale lembrar que, hoje, nova especulação surgiu. Diego, do Werder Bremen, também estaria sendo analisado. Pelo mesmo valor, dispensaria os dois e optaria pelo “brazuca”.

Por último, deixo o “time” dos que devem sair:


-----------------------Pinto----------------------

Zambrotta---Thuram---Oleguer---Sylvinho

------------------Edmílson---------------------

----Ezquerro----Deco----Ronaldinho Gaúcho

--------Giovani---------Gudjohnsen-----------

Nenhum comentário: