terça-feira, 17 de julho de 2007

FÓRMULA 1 TERÁ NOVO CIRCUITO DE RUA

Após um ano de negociações, Bernie Ecclestone, chefão da F1, e Francisco Camps, governador de Valência, assinaram contrato de sete anos para a realização de um Grande Prêmio nas ruas da cidade espanhola a partir de 2008. A empresa Valmor Sport, presidida por Fernando Roig, dono também do clube de futebol Villareal, pagará anualmente vinte e seis milhões de euros pela organização da prova.

O circuito urbano, com percurso de cinco mil e quatrocentos metros, estará localizado nas imediações do porto valenciano, recém reformado para a disputa da America’s Cup, competição entre veleiros. Para desenhar o traçado foi contratado o alemão Herman Tilke, mesmo projetista dos autódromos de Sepang (Malásia), Xangai (China), Bahrein e Turquia. Segundo o especialista, a pista será menos sinuosa que Monte Carlo e contará com pontos de ultrapassagens. A previsão é que os carros atinjam uma velocidade de até trezentos quilômetros por hora.

A nova etapa gerou crítica dos pilotos. Até mesmo do local Fernando Alonso. Ele afirmou ser um pecado a disputa da corrida tendo em vista a existência do complexo automobilístico Ricardo Tormo de Cheste a vinte e cinco quilômetros de distância. O circuito recebe desde 1999 o Mundial de Motovelocidade e há três anos recebeu da associação de equipes o prêmio de melhor organização de um GP.




















Para a imprensa espanhola, questões políticas impediram que o acordo fosse selado com antecedência. No último 27 de Maio foram realizadas eleições estaduais e Rita Barberá, prefeita de Valência, afirmou que só concederia a licença da cidade para o evento caso o Partido Popular fosse reeleito. Após cinco dias da vitória nas urnas, Camps anunciava o acerto com Ecclestone.

Contudo, o dono da categoria máxima do automobilismo não parece preocupado com a repercussão do tema. Há três semanas esteve com Ernesto Bertarelli, chefe da Alinghi, equipe suíça da America’s Cup, discutindo a possibilidade dos dois eventos serem realizados simultaneamente. Ou seja, em 2009, próxima edição do campeonato em mar aberto, enquanto os melhores veleiros navegam pela região, os carros aceleram a beira do porto valenciano.

Com a inclusão de Valência, a Espanha passará a sediar dois GPs por temporada. Barcelona já recebe a F1 desde 1991.

Nenhum comentário: