terça-feira, 17 de julho de 2007

REAL MADRID – O FILME CHEGA EM DVD AO BRASIL

Mais uma novidade para os fãs de futebol. Acaba de chegar ao país Real Madrid – o filme (2005), longa-metragem sobre o maior clube do mundo. Em parceria com a Huckeberry Films e a Pendleton, o diretor Borja Manso segue um roteiro que se desdobra diante da seguinte questão: o que tem o Madrid de especial para despertar paixões em todos os cantos do planeta, entre pessoas de status social, idade e sexos distintos?

O encarregado de buscar essa resposta é o professor Tomás (Javier Albalá), que ao chegar a capital espanhola, fica atônito com o envolvimento dos torcedores junto à equipe. O fanatismo é tanto que suas aulas não eram produtivas após uma derrota. A melancolia fica estampada nos rostos de seus alunos.

Se você pensa que isso ocorre apenas na Espanha está enganado. As imagens comprovam que o alcance do Real é global. Existem torcedores nos quatro cantos do planeta. Em cada cidade, um atrativo diferente.

Em Tóquio, por exemplo, a obsessão pelo astro David Beckham pode gerar crises de relacionamento. A jovem Sayaka nunca dá bola ao namorado quando o assunto é o craque inglês. Trocado por um amor platônico, Kouji encontra sua salvação imitando o padrão de beleza do camisa 23. O resultado não poderia ser melhor para o rapaz, que reconquista sua amada.



Já nos EUA, precisamente Nova York, Megan é a grande estrela de seu time de futebol. Contudo, uma grave contusão atrapalha seus planos e médicos afirmam que não é possível dar continuidade a carreira. Nesse momento, o técnico da atleta entra em cena. Ele lembra que o mesmo parecer foi dado a Ronaldo e que o fenômeno conseguiu dar a volta por cima. Logo, a atleta também teria êxito. E o treinador estava certo.

Caracas é palco da terceira história do longa. Três gerações de uma família venezuelana respiram futebol. O que Chamo, menino que disputava peladas na rua, não sabia é que seu avô seqüestrou Di Stéfano em excursão dos espanhóis pela América do Sul e que seu pai nunca o havia perdoado. Nesse instante, o foco não está nos astros atuais, mas no passado do clube.

O palco do último relato é Ziguinchor, pequeno povoado do Senegal, onde Akia não valoriza o aprendizado escolar e que admira Zidane sem nunca o ter visto jogar. Como conseqüência, seu pai o leva para a cidade mais próxima e o inscreve na escolinha do Real Madrid. Seu sonho é realizado, mas uma ressalva é feita: o menino só continuaria a treinar ali caso se dedicasse também ao ensino.

Entre os quatro episódios sempre há um fragmento com partes do dia-a-dia dos merengues na semana que antecede o clássico contra o Barcelona. As gravações foram realizadas justamente no momento em que Vanderlei Luxemburgo era o treinador. É possível assistir ao planejamento da comissão técnica, a uma coletiva de imprensa, aos treinamentos táticos e até mesmo a preleção.

Nessa nova jogada de marketing, o Real Madrid desembolsou seis milhões de euros. A pré-estréia foi realizada no estádio Santiago Bernabeu e sessões especiais foram organizadas nos festivais de cinema de Cannes, Rio de Janeiro e Milão.

Nenhum comentário: